RUTH CAMPANHA


Licenciada em Artes Visuais - Pintura pela Universidade de Évora; ilustrou várias edições poéticas como, o mais recente,, ‘Igaedus” (2015) de António Salvado ou ‘Azul e Calmo sob o Espanto’ (2014) de João Mendes Rosa, entre outros. 


Não é de estranhar que, com esta ligação enraizada com a poesia e o mundo tipográfico, as suas abordagens pictóricas nos transportem, afinal, a sinais gráficos e a símbolos da infinitude da palavra que a artista nos concede com mensagens codificadas sobre variadíssimas condições metafísicas. É deste modo que somos confrontados com fragmentos, formas, cores e palavras que nos levam ao cosmos da poesia. Porque da palavra não vive só a poesia, ou como dizia Horácio (séc. I aC) ‘ut pictura poesis’.


Tem sido a assistente técnica dos cursos de gravura ministrados no Museu da Guarda, sob direção de José Fuentes e coordenação de Antonio Navarro. Comissariou, tanto no Museu do Fundão como na Galeria de Arte João Pedro Veiga - Museu Municipal Martins Correia - Golegã, várias exposições de artes plásticas.